fbpx

Design

  • Home
  • Design
  • Como escolher o papel perfeito para seu convite de casamento?

Como escolher o papel perfeito para seu convite de casamento?

Organizar uma festa de casamento não é uma tarefa simples! Entre as diversas escolhas está a papelaria. Com tantas opções de materiais, os noivos acabam ficando com dúvidas na hora de escolher o papel, tipo de impressão e acabamento. Por isso separamos algumas dicas para ajudar nesta tarefa!

DEFINA UM ESTILO PARA SEU EVENTO

Antes de fazer qualquer escolha, é essencial que você defina um estilo ou até mesmo uma paleta de cores para o evento, assim ficará mais fácil decidir as próximas etapas, pois todas as escolhas serão baseadas na mesma temática. Lembre-se que definir um estilo envolve a escolha do local, do tipo de cerimônia, da quantidade de convidados, etc.

Escolha um estilo que melhor define vocês! O primeiro contato que o convidado terá com o casamento será o convite. Com ele é possível criar uma expectativa sobre o grande dia. Ao receber o convite, seu convidado poderá imaginar como será o traje para a ocasião e até mesmo qual presente te dar!

 

ESTILO X CONVITE

Cada estilo de casamento tem suas próprias características, ele pode ser CLÁSSICO, MODERNO, RÚSTICO, no campo, na praia, etc., mas não há regras, fique à vontade para personalizá-los! Assim como o estilo, os papéis também têm características próprias. Mas como combinar a temática da festa com o convite?

Faremos aqui no blog, uma série de posts, falando um pouquinho sobre alguns dos estilos de casamento e mostrando algumas opções de papéis que podem se encaixar com o tema. Para começar falaremos sobre o estilo CLÁSSICO. Queremos que nossas dicas inspirem novas ideias, aqui daremos alguns exemplos, mas sinta-se livre para criar. Inspire-se!

Em um casamento CLÁSSICO o que não falta são os tons de dourado, eles podem estar no papel, na impressão ou nos acabamentos. Atualmente outras cores que têm se destacado em convites clássicos são o cobre, o rosê e o nude. A utilização desses tons, combinados a fontes manuscritas e a impressões como letterpress, hotstamping ou serigrafia, conferem um aspecto tradicional aos convites, já que são processos artesanais de impressão.

A linha importada de papéis Curious Metallics possui mais de 20 opções de cores com acabamento metálico. Os mais procurados são o Gold Leaf, o Super Gold e o Nude.

   

[VER TODOS]

Os papéis italianos Stardream têm como principais características a superfície lisa e efeito metalizado intenso.

   

[VER TODOS]

Papéis com texturas sutis e de gramaturas altas também são muito utilizados em convites clássicos. Para envelopes é recomendado optar por papéis de 250g a 350g para um acabamento encorpado.

Os papéis italianos Nettuno, são coloridos na massa e possuem uma leve textura linear com gramaturas de 215g ou 280g.

   

[VER TODOS]

A Linha Rives é uma coleção de papéis texturizados com toque macio. São sete opções de texturas, com tons de creme, branco e natural e gramaturas variando de 120g a 400g.

Basane: Textura de couro fino

Design: Textura fina e sutil de malha

Dot: Discreta textura geométrica de pontos finos

 

Linear: Textura delicada de linhas finas

Shetland: Textura de tecido de lã fina

Tweed: Discreto efeito de costura

 

Tradition: Textura sutil e refinada

E sobre os processos de impressão?

A escolha do papel sempre impactará no tipo de impressão. Papéis escuros e de gramatura alta (acima de 300g), provavelmente deverão ser impressos utilizando a técnica da serigrafia, que possibilita a utilização de tinta branca, por exemplo, e não tem restrição quanto à gramatura do papel.

Para imprimir os convites em casa, prefira papéis mais finos, normalmente as impressoras aceitam papéis de até 180g ou 250g, dependendo da impressora. Aqui sugerimos que seja feito um teste prévio com o papel escolhido e a impressora a ser utilizada.

Tenha o cuidado para não utilizar papéis muito finos, para que o convite não perca seu significado.

Já papéis metálicos, com texturas leves e de gramaturas médias (120g a 250g) podem ser impressos em gráficas rápidas. Não é necessário imprimir uma quantidade mínima e os resultados são ótimos!

O próximo post será sobre o estilo MODERNO, não perca!

Login

Entrar (usuário ou e-mail)