Design

Processos de Impressão

0

No desenvolvimento de um projeto gráfico é importante planejar, de forma integrada, qual será o papel utilizado, tipo de impressão e acabamento. Esses três itens estão interligados e um depende do outro para que o resultado atenda às expectativas e comunique a mensagem desejada.

blog img impressão

Os processos de impressão passaram por uma rápida evolução. O avanço da tecnologia propicia uma variedade enorme de recursos, gerando resultados cada vez mais satisfatórios. Entretanto cada tipo de impressão tem sua particularidade e finalidade específica. Para tratar desse assunto, selecionamos alguns processos de impressão com uma breve descrição sobre suas características.

Offset

Processo utilizado para impressão de tiragens mais altas. É um processo indireto, pois a impressão ocorre primeiro na blanqueta para depois passar para o papel. O resultado é de alta qualidade, uma característica própria do processo.

Impressão Digital

A impressão digital dispensa a gravação de matriz. Os dados são enviados direto do computador para a impressora. As gráficas especializadas tornaram-se comuns e acessíveis, possibilitando alta qualidade de impressão também em baixas quantidades.

Serigrafia

Conhecido também como silk screen é um processo de impressão direta, feita através de uma tela de nylon vazada nas áreas de impressão e fechada nas áreas que não serão impressas. Cada cor do layout é impressa separadamente. Possibilita a impressão em diversos substratos como papel, tecido, plástico, cerâmica, vidro, metal, etc.

Tipografia

Processo no qual a impressão é feita através de tipos de metal. A prensa é responsável por pressionar a tinta no papel, criando o baixo relevo. Esse processo bem artesanal, hoje também chamado de Letterpress é utilizado em impressos especiais como capas, cartões e convites.

Hot Stamping

A técnica do Hot Stamping produz um efeito metalizado na impressão. Seu processo é parecido com o a tipografia, no entanto o clichê é apenas aquecido para gravar os dados em uma tira de material sintético, revestida de uma fina camada metálica. Quando essa camada é pressionada pela chapa quente, a fita se desprende e adere ao material a ser impresso.

Flexografia

Processo de impressão rotativa que utiliza como matriz chapas de borracha ou de plástico, fotogravadas em relevo. É possível imprimir sobre papel, celofane, polipropileno, follhas metálicas e plásticos.

Rotogravura

Processo que utiliza cilindros de cobre para impressão rotativa. As imagens são transferidas do arquivo digital direto para a superfície dos cilindros através de diamantes (processo eletromecânico). É indicado para impressão de grandes tiragens em alta velocidade, com a vantagem de se obter impressos de alta qualidade.

Trackback from your site.

Deixe um comentário

Login

Entrar (usuário ou e-mail)